"Meu filho, escute o que o seu pai ensina e preste atenção no que a sua mãe diz. Os ensinamentos deles vão aperfeiçoar o seu caráter, assim como um belo turbante ou um colar melhoram a sua aparência."
(Provérbios 2:8-9)
Parece até clichê esse conselho, porém, é extremamente necessário: Respeite seu pai e sua mãe e preste atenção nos conselhos deles. A Palavra de Deus possui versículos específicos para esse conselho, então, com toda a certeza, é extremamente necessário que seja fixado em nossa mente e nosso coração o tal conselho. Para início de conversa é necessário entender que os nossos pais são autoridades, erguidas por Deus para nos dar conselhos. Não foram mãos naturais que estabeleceram essa autoridade e sim Deus. Não é como o seu chefe na sua empresa - que foi estabelecido por mãos naturais, seus pais são autoridades impostas por Deus, logo, é necessário o respeito e atenção aos comandos que eles lhe pedirem. Por vezes somos teimosos porque não entendemos o que pode nos acontecer caso desrespeitarmos essa autoridade, mas a própria Palavra nos diz que são terríveis.
"Filho, não ande com gente dessa laia. Fique longe deles. Eles têm pressa de fazer o mal e estão sempre prontos para matar. Não adianta armar uma arapuca enquanto o passarinho estiver olhando. No entanto esses homens estão preparando uma armadilha onde eles mesmos morrerão. O que acontece com quem fica rico por meio da violência é isto: acaba sendo morto."
(Provérbios 1:15-19)
Quantas mortes de jovens observamos hoje que poderiam ser evitadas caso esses mesmos jovens ouvissem seus pais e suas mães? A Palavra de Deus já previa isso. Quando você ouvir um pedido de seus pais atenda-o. Caso lhe dêem um conselho dê ouvidos. As palavras deles são, muitas vezes, a palavra de Deus para você.
Fiquem na paz do Senhor!
ES + Daniel Oliveira