"Há caminhos que parecem certos, mas podem acabar levando para a morte.
O sorriso pode esconder a tristeza; quando a felicidade vai embora, a tristeza já chegou."
(Provérbios 14:12-13)
Não sei se você já leu esse versículo em algum momento da sua vida, talvez ele tenha passado despercebido ou você nunca conseguiu entender. Quero dar uma interpretação contemporânea ao versículo com atitudes passadas próprias da minha vida que podem lhe ajudar com o entendimento.
Devemos olhar para trás somente para dar testemunho de nossa vida aos outros, mas nunca com saudade do tempo antigo. Logo, quando eu era mais novo - antes de entrar para uma igreja - gostava de sair toda sexta-feira para uma festa, somente para "distrair". Parecia tudo tão bom, pra mim aquele era um momento de paz, meus amigos me convidavam e eu me deixava enganar que era um local de festa. Deus já me olhava com o coração entristecido. Se tivesse triste, era só ir para uma festa que logo me alegrava, ficava contente. Mas o que era estranho, a tristeza sempre voltava, não adiantava quantas vezes eu tentava me destrair, a mesma sempre voltava.
Não sei se você já tentou enganar a sua tristeza saindo de casa, indo para uma festa, e no dia depois você se via em lágrimas novamente, mas é isso que acontece e você sabe bem disso. A alegria é momentânea, o outro dia é como qualquer outro. O momento parece ser tão bom, parece ser certo sair e beber, mas esses caminhos podem acabar levando a morte. Quantas mortes já vimos nos noticiários em festas? Quantas tragédias em boates? Quantas mortes no trânsito por causa do álcool? Deus quer lhe oferecer um alerta, cuidado com esses caminhos. Além disso ele quer lhe oferecer novas amizades e novos locais para frequentar, hoje em dia me sinto feliz de verdade, pois ela não é passageira, me sinto feliz em todos os momentos da minha vida, até nos momentos difíceis, que essa felicidade - a que Deus oferece - possa estar no seu coração hoje.
Fiquem na paz do Senhor!
ES + Daniel Oliveira